Quem tem um cãozinho sabe que os pets precisam de muito carinho e cuidados especiais. No momento em que você compra ou adota um animal, deve estar ciente que se responsabiliza pela saúde dele. Por isso é muito importante dar os medicamentos e as vacinas necessárias, além de conhecer as quais principais doenças em cães e ficar atento aos seus sintomas.
Otite
A Otite é uma inflamação nos ouvidos dos cães, que pode ser causada por vários fatores como fungos, bactérias ou parasitas. É uma das doenças em cães mais comuns e afetam principalmente os animais com as “orelhas caídas” devido a maior dificuldade de limpeza e a anatomia que facilita na proliferação de bactérias e fungos.
Entre os sintomas estão a coceira e dor intensa nas orelhas, secreções e pus, inchaço, vermelhidão ou criação de crostas no ouvido e mudança de comportamento devido às fortes dores.
Para prevenir a otite é importante tomar cuidado na hora de dar banho, e limpar bem as orelhas do seu cão.
Insuficiência renal
As doenças renais são comuns, principalmente entre os animais mais velhos. As causas da doença nos rins podem ser variadas como inflamações, infecções, reações tóxicas, doenças autoimunes, pré-disposição genética ou até em razão da própria idade avançada.
Entre os sintomas, deve se observar o se o animal parou de fazer xixi, ou se está urinando demais, se a urina apresenta sangue, se o cão está com diarreia ou vomitando, se está parecendo depressivo e também se bebe pouca água. A insuficiência renal pode ser crônica ou aguda, por isso é importante consultar um veterinário para diagnosticar o seu cachorro. Quanto mais cedo o diagnóstico, melhor para o tratamento.
Sarna
A escabiose, ou sarna como é chamada popularmente, é uma doença causada por um parasita, um tipo de ácaro. Como os ácaros são invisíveis e estão em todos os lugares, é preciso tomar cuidados e estar sempre atento, para que o seu cãozinho não sofra com a doença.
Diabetes canina
Não são apenas os humanos que sofrem com a diabetes, ela também é uma das doenças em cães. A sua causa pode ser variada, e está relacionada a outras doenças que afetam o pâncreas, mas o principal fator que leva à diabetes canina é a pré-disposição genética.
Além de mudanças no sistema urinário e a mudança na alimentação, um dos principais indícios da doença é o desenvolvimento da catarata ou perda de visão.
Quando diagnosticado, o animal passa por um tratamento, com insulina, alimentação balanceada e exercícios físicos.
Obesidade
A obesidade canina é uma doença relacionada à quantidade de gordura corporal do animal. Ela oferece um grande risco à saúde dos cães, que podem desenvolver outras doenças.
Leishmaniose
Uma das mais comuns doenças em cães, a leishmaniose chama atenção pela quantidade de casos registrados anualmente em todo o Brasil. É uma doença causada por um protozoário, transmitida pela picado do mosquito palha.
O primeiro sintoma da doença é a perda de pelo. Em casos avançados, o animal ainda perde muito peso, até ficar anêmico.
Doença do carrapato
A erlichiose, mais conhecida como doença do carrapato, é uma infecção transmitida através da picada do carrapato. Ela ataca os glóbulos brancos do sangue do cão. Ela pode ser apresentada em três estados, a fase aguda, a subclínica e a crônica.
Giardia
A giardia ou giardíase é uma zoonose causada por um protozoário que vive no intestino grosso dos animais infectados. A transmissão acontece quando o cão tem contato com as fezes de um outro animal já infectado.
O principal indícios da doença é a diarreia com a presença de muco e sangue nas fezes. Entre os sintomas estão as dores abdominais, vômito, mudança nos hábitos alimentares. Pode desencadear também a perda de peso e depressão.
Raiva
A raiva é uma zoonose que preocupa muito. Caracterizada pela mudança de comportamento do animal, os principais sintomas são a salivação excessiva, a agressividade e também paralisia do cão.
A transmissão é através da saliva de um animal já infectado, por lambidas ou mordidas, pode ser outro cão, gato ou até morcego.
Depois de infectado, o vírus se espalha por todo o sistema nervoso do animal. Os sintomas surgem depois de cerca de 10 a 60 dias. A doença não tem cura e é fatal.
Existem três tipos de raiva, a furiosa, a muda e a intestinal. A furiosa é a mais comum, em que o animal tem paralisias, convulsões e se torna agressivo. Já na raiva muda, o animal se torna apático e para de comer e beber água. A raiva intestinal é mais rara e mais rápida, apresenta outros sintomas, o animal tem cólicas e vômitos frequentes até falecer.
Displasia
A displasia coxofemural é um transtorno na formação e desenvolvimento da articulação, não permitindo que ocorra um encaixe adequado entre a bacia e o fêmur. A doença causa dificuldade para se movimentar, dor e fraqueza nos membros afetados, e atrofia muscular.
Os animais mais suscetíveis são os de grande porte e de crescimento rápida, e afeta os cães ainda jovens.